A Megafone foi chamada para desenvolver uma campanha de segurança que fugiu do óbvio. Em vez da tradicional abordagem emocional, apostamos em uma linguagem informal e até irônica para mostrar que toda medida de segurança tem um motivo — e que seguir as regras faz toda a diferença!

Mais do que reforçar um comportamento seguro, queríamos mostrar que, quando o assunto é segurança física e mental, tudo tem um porquê, que impacta a todos!
O que fizemos
- Campanha nos canais internos e espaços físicos da empresa
- Ações e dinâmicas presenciais, como o bingo da segurança para engajar o time de forma lúdica
- Empoderamento do líder para aplicar a campanha na sua filial. As informações do projeto foram detalhadas em um guia completo com linha do tempo e sugestões de ações.
- Criação de um influenciador especialista que respondia dúvidas em vídeos
Influenciador
Nada como consumir informações e aprender dando boas risadas, de maneira leve e divertida. Criamos o personagem de um influenciador, que, de forma divertida, respondia perguntas sobre o tema Segurança. Veja alguns vídeos abaixo.
Resultado
Alto engajamento e participação do time operacional.
Avaliação dos colaboradores sobre a campanha: nota 9,5, a mais alta recebida por uma campanha na Yara até então.
Retorno da campanha no ano posterior, com uma continuação do tema, chamando o colaborador para agir – “Se tem um porquê, bora fazer”.
Se tem um porquê, bora fazer
Na campanha do ano anterior, aprendemos que tudo tem um porquê quando se trata de segurança. Compreendemos que a segurança na Yara não deve ser questionada, mas sim abraçada como um valor essencial. Agora, damos o próximo passo: transformar esse entendimento em ação.
Se tudo tem um porquê, então precisamos agir. Segurança não é teoria, é prática. Cada atitude conta, cada passo faz a diferença. Com essa mentalidade, criamos uma campanha que incentiva os colaboradores a saírem do modo automático e fazer da segurança uma responsabilidade compartilhada.
Segurança na pratica: do conceito à ação
Para engajar os colaboradores e tornar o tema ainda mais presente no dia a dia, além da campanha nos canais e com líderes, a campanha ainda contou com ações interativas e envolventes:
Jogo de tabuleiro, levando desafios e aprendizados de segurança de forma lúdica.
Blitz de segurança, com nosso personagem Especialista batendo um papo diretamente com alguns colaboradores.
Competição de jingles, onde os colaboradores criaram mais de 30 músicas sobre segurança, reforçando a mensagem de forma criativa e coletiva. Veja ao lado.

Na Megafone, acreditamos que a comunicação interna pode ser leve, divertida e, ainda assim, gerar impacto real.
Gostou desse case? Vamos conversar sobre como transformar a comunicação da sua empresa!